Não existe acidente de trânsito sem que, antes, tenha sido cometida uma infração.  Isso inclui, é claro, atenção à legislação. Para quem cursou as aulas teóricas há muito tempo ou acha importante revisar itens frequentemente esquecidos, convidamos a instrutora para nos ajudar a montar esta lista com atitudes que são proibidas no trânsito – mas que muita gente parece não saber.

1. Levar animais de estimação no colo. 
Tem quem ache bonitinho andar com o cachorro no colo e, pior ainda, com parte do corpo para fora da janela. Saiba que, pela lei, seu animal de estimação não pode viajar no colo do motorista. Esse tipo de condução também representa um risco e o recomendável é que ele viaje com o cinto de segurança ou caixa de transporte apropriada.

2. Mudar de faixa perto de uma área de cruzamento
Sempre que a faixa pintada no chão for uma linha contínua, a troca de faixa é proibida. Perto de semáforos ou cruzamentos, redobre a atenção a esta faixa. Muita gente pensa que, por estar em velocidade reduzida (ou porque a fila do lado parece andar mais rápido), não há problema em ignorar a faixa contínua. Além de ser uma infração, com outros carros ao redor a proximidade de um cruzamento tende a ser um ponto de visibilidade reduzida e você pode não ver algum pedestre atravessando a rua.

3. Dirigir de chinelo
Não é uma questão de estilo: o chinelo é um tipo de calçado que oferece pouca estabilidade e pode atrapalhar na hora de você alcançar os pedais. Se o seu calçado não for apropriado e firme, prefira dirigir com os pés descalços.

4. Colocar o volume do som alto demais
Gosto musical a gente não discute. E não importa se a música que você mais gosta é a que está fazendo o maior sucesso no momento ou vem de uma banda que ninguém mais conhece: o fato é que, se o volume for audível do lado de fora do carro, pode-se considerar que sua atitude está perturbando o sossego público. A regra não vale para carros de publicidade e para locais onde competições de som automotivo são autorizadas.

5. Dirigir com apenas uma mão ao volante

Essa regra todo mundo parece saber, mas, na prática, é comum encontrarmos motoristas que não a cumprem. Ela também vale para o momento em que você está parado no semáforo, ou seja, nada de aproveitar a paradinha para passar batom, digitar uma mensagem no celular, fumar, pegar uma latinha de refrigerante… Nada disso é permitido!

Você observa com atenção todas as regras? Lembre-se: elas não são apenas motivo para multas, mas servem para garantir uma direção segura para você e para todos os outros que passarão pelo seu caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *