psicotran_confianca-ao-dirigirVocê já tirou sua carteira de motorista, mas não se sente preparado para enfrentar o trânsito sozinho? Acredite, essa situação é mais comum do que você imagina. Por diversos motivos diferentes, muitos ˜motoristas de primeira viagem” ficam inseguros para dirigir e acabam deixando o carro na garagem por um bom tempo.

Ainda que dirigir sem medo dependa de muito mais que prática e que existam casos onde é necessário fazer tratamento especializado, algumas dicas são sempre muito válidas para te ajudar a ganhar confiança ao dirigir. Vamos lá?

 

1. Conheça seu carro

O primeiro passo para se sentir confiante ao dirigir é conhecer o seu veículo. Dominar os comandos básicos, sentir os pedais e arrumar bancos e espelhos para que fique confortável são ações simples que terão impacto direto em como você se sente ao volante.

 

2. Treine longe do trânsito

Ruas com pouco (ou nenhum) movimento são ótimas para você praticar e ganhar um pouco mais de confiança ao dirigir.  Comece com trajetos pequenos em horários mais tranquilos e vá ampliando suas rotas aos poucos até se sentir confiante para ir mais longe.

 

3. Escolha boas companhias

Pelo menos no começo, evite sair de carro com familiares e amigos que querem ajudar, mas que acabam atrapalhando com a falta de paciência. A intenção pode ser boa, mas é melhor optar somente pela companhia de pessoas que te ajudem a adquirir confiança.

 

4. Pratique a direção defensiva

Conhecer as leis de trânsito, ser cordial e fazer o uso de itens básicos como retrovisor e seta são algumas das maiores qualidades de um bom motorista – além de contribuírem, e muito, para você sentir mais confiança ao dirigir. Pratique a direção defensiva e saberá o porquê.

5. Entenda que ninguém é perfeito

Pessoas com anos e anos de carteira também deixam o carro morrer, por isso tire da cabeça a ideia de que motoristas experientes não cometem erros. Mantendo a calma e seguindo as dicas anteriores, você tem tudo para dirigir super bem!

Outra dica importante é estar atento aos sintomas da amaxofobia. Se somente ao cogitar a ideia de dirigir suas pernas tremem, suas mãos suam e sua cabeça fica cheia de pensamentos negativos, talvez seja a hora de buscar ajuda especializada. Em nosso site você encontra mais detalhes sobre o tratamento para superar o medo de dirigir. Se preferir, ligue para (41) 3319-4789 ou escreva para psicotran@psicotran.com.br e tire suas dúvidas.