Engarrafamentos, motoristas estressados e até mesmo a responsabilidade de assumir a direção de um veículo fazem com que ao final do dia muitas pessoas tenham dores no corpo, geradas pela tensão do trânsito.  Sei que falar para relaxar as vezes não funciona, por isso hoje eu queria recomendar um alongamento de quatro minutos.

Sim, é algo rápido, que pode ser feito uma ou duas vezes ao dia, depende de quanto tempo cada um fica dentro do carro. O importante é que você não vai perder tempo e esta prática vai ajudar a manter uma boa percepção do tempo que passa dirigindo.  Vamos começar com exercícios fora do carro:

* Em pé ao lado do carro, mantenha as pernas esticadas e curve o corpo com os dedos em direção aos pés. Não ultrapasse seus limites, apenas vá até onde é confortável e mantenha a posição por 20 segundos. Atenção para não dobrar os joelhos;

* Depois, afaste um pouco as pernas, e mantendo elas retas tente encostar a mão direita no pé esquerdo ( ou apenas na direção do pé, não precisa forçar), mantendo esta posição por 20 segundos. Em seguida faça o mesmo procedimento, desta vez tentando encostar a mão esquerda no pé direito;

* Agora entrelace as mãos na parte de trás do corpo e mantenha esticadas na altura da lombar. O queixo deve ficar encostado no peito e você deve ficar assim por 20 segundos;

* Para finalizar o alongamento fora do carro, fique reta e puxe o braço direito por cima da cabeça segurando pelo cotovelo, e tente encostar a mão no ombro esquerdo. Em seguida, faça o mesmo procedimento com o outro braço, lembrando que cada posição deve ser mantida por 20 segundos.

Dentro do carro:

*Incline levemente a cabeça para o lado em direção ao ombro e mantenha assim por 20 segundos. Em seguida repita o exercício do outro lado;

* Depois tente encostar o queixo no peito e manter a posição por 20 segundos.  Agora, faça o oposto levantando a cabeça, olhando para cima pelo mesmo tempo.

*Para finalizar estique o braço e com a outra mão puxe a ponta dos dedos para trás. Repita o mesmo movimento com o outro braço lembrando de manter cada alongamento pelo tempo de 20 segundos.

Como você pode perceber é tudo muito simples e na verdade não existe uma regra sobre a quantidade de vezes ou ordem que deve ser seguida para realizar os exercícios. O importante é você se sentir bem e claro nunca fazer o alongamento quando estiver com o carro em movimento. Aproveite as dicas e relaxe!