O nome “amaxofobia” pode não ser comum, mas certamente você conhece alguém com este problema. No Brasil, estima-se que o medo de dirigir atinge cerca de 6% da população. Nessas pessoas, sintomas como tremores, tensão muscular e até mesmo vertigens causam uma espécie de “bloqueio” que as impede de conduzir um veículo. É importante salientar, no entanto, que a amaxofobia tem cura!

 

O que é amaxofobia?
Popularmente chamada de “medo de dirigir”, a amaxofobia é um transtorno psicológico que tem como consequência o medo irracional de conduzir um veículo. Em alguns casos, os pacientes se preocupam excessivamente com a possibilidade de perder o controle sobre o carro. Em outros há uma enorme ansiedade sobre a ideia de atropelar alguém, deixar o carro morrer etc.

 

Quais são os sintomas?

Geralmente, as pessoas que sofrem com a fobia de dirigir são bastante perfeccionistas e sensíveis à críticas. Por serem extremamente exigentes consigo mesmas ou por medo de decepcionar outras pessoas, elas desenvolvem sintomas diversos como boca seca, sudorese, tensão muscular, dores de cabeça, formigamento, vertigens, tremores e aceleração do ritmo cardíaco diante da possibilidade de dirigir. A amaxofobia ainda pode vir acompanhada de outros transtornos como TOC, Ansiedade Generalizada, Fobia Social, Medo de errar e Síndrome de Burnout, entre outros.

 


Como superar o medo de dirigir?

O primeiro passo para vencer a amaxofobia, ou medo de dirigir, é entender que há algo errado.  Ainda que muitos ignorem os sintomas e prefiram não dar a devida importância a isso, esta é uma fobia que atinge milhares de brasileiros e pode ser superada com tratamento especializado.

Para superar o medo de dirigir, também é fundamental passar por uma avaliação psicológica que irá determinar as causas da fobia e o melhor tipo de tratamento. Na Psicotran, um programa terapêutico é desenvolvido de acordo com a necessidade e perfil de cada paciente. Por isso, a duração do tratamento varia de caso para caso.

Se você está em busca de ajuda especializada para superar o medo de dirigir, entre em contato conosco para maiores informações: (41) 3319-4789 ou psicotran@psicotran.com.br.

 

Escrito por: Salete Coelho Martins em 3 de nov de 2014