Em muitos momentos do dia o trânsito é um verdadeiro exercício de paciência, não apenas pelas obras ou congestionamentos nas ruas, mas principalmente pelo comportamento de outros motoristas. Mas é importante lembrar que a irritação não resolve nada e ainda pode aumentar o nervosismo e a ansiedade.

Uma discussão com outro motorista pode desestabilizar o condutor de maneira que impossibilite continuar dirigindo o carro. Porque mesmo quando o outro está errado você não tem como prever a reação dele diante de uma briga. Lembre que o outro condutor pode ser mais agressivo do que o necessário e do que você espera para a situação. A melhor opção então é sempre evitar o confronto!

Além disso, existem alguns cuidados básicos que podem ajudar na prevenção do nervosismo no trânsito. Quando for possível evite sair atrasada ou com pouco tempo para chegar ao destino, pois este fato geralmente aumenta o estresse diante de qualquer imprevisto no caminho. Outra dica simples que evita muitos aborrecimentos é ouvir uma música que você gosta para distrair os pensamentos e não ficar ansioso buscando outros caminhos para chegar antes, tentando fazer ultrapassagens perigosas ou mesmo observando os erros dos outros motoristas. Até o cd daquela aula de inglês que você nunca tem tempo para ouvir pode ser uma boa opção para aproveitar este tempo.

Lembre que o bom humor e a paciência são ótimos aliados no trânsito, dirija com tranquilidade e segurança!