Existem algumas maneiras de tratar o medo de dirigir e voltar para o trânsito. Uma delas é a TCC. O que é isso? É um tipo de terapia que recebe o nome de cognitivo-comportamental. Esta é basicamente uma maneira de combinar uma mudança na maneira de pensar com o comportamento em si. O que muda? A maneira como percebemos as coisas para uma forma mais realista, alterando o comportamento com resultados positivos.

Quer um exemplo? É comum ter uma visão distorcida do carro e do trânsito quando você tem medo de dirigir. O carro parece maior do que realmente é e o trânsito mais ameaçador. Para alguns pode até parecer engraçado, mas é uma dificuldade real.

E não existe um tempo determinado para que esta terapia apresente os resultados esperados, isso depende da realidade de cada pessoa. E também não funciona como mágica, é necessário ter dedicação em uma combinação de tarefas diárias que ajudam a superar desafios e criar uma rotina na direção de um carro. Existem casos em que, depois de duas ou três sessões a pessoa já observa progressos importantes, mas a média geral varia de dois a cinco meses de tratamento.

Muitos recuperaram ou desenvolveram a confiança necessária para voltar ao trânsito e conquistar a tão sonhada liberdade de participar do trânsito como motoristas. A Terapia Cognitivo -Comportamental já apresenta estudos cientificos que comprovam sua eficácia para fobias!