Como trocar pneu

1) Ao perceber que o pneu furou, reduza a velocidade e dirija devagar até um lugar seguro e plano. Se estiver na estrada, pare no acostamento. Ligue o pica-alerta e coloque o triângulo de segurança de forma adequada. Ele é fundamental para avisar os outros veículo que você está parada e evitar um acidente.

2) Retire a tampa do porta-malas e pegue os acessórios que vai precisar: estepe, macaco e chave de roda. Também pegue no porta-luvas o manual do carro, que traz todas as instruções para o seu carro especificamente.

3) Use a chave de roda para soltar os quatro parafusos da roda que está com o pneu furado. Encaixe e gire em sentido anti-horário. Você pode usar os pés para dar uma forcinha, pisando na chave. Não precisa tirar é só afrouxar.

4) Posicione o macaco no local adequado. Vale olhar no manual, mas todo carro tem um pequeno desnível para que o macaco encaixe direitinho. Tome cuidado para colocá-lo apenas na parte de metal e não na lataria, onde existe tinta. Verifique se ele está firme entre o veículo e o chão. Acione e levante o carro.

6) Retire os parafusos e o pneu e encaixe o estepe.

7) Faça o procedimento inverso: coloque todos os parafusos sem apertar e desça o carro com o macaco.

8) Use a chave de roda para apertar os parafusos, um de cada vez e em cruz – isso garante que a roda fique mais firme.

9) Prontinho! Agora passe no mecânico o quanto antes para trocar o estepe por outro pneu. Muitas vezes, o estepe é mais fino e não projetado para roda grandes distâncias.

 

infografico-pneu-decarona

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *