A ansiedade e o medo fazem parte da nossa vida e é praticamente impossível encontrar alguém que nunca tenha sofrido com isso em alguma situação. Mas quando esses sentimentos atrapalham nossa rotina e nos privam de muitas coisas, é preciso ligar o pisca alerta e tomar alguns cuidados para que isso não se torne um problema ainda mais grave.

No caso da amaxofobia, vemos muitos casos de pessoas que têm a qualidade de vida prejudicada. A falta de “independência” para ir ao supermercado ou buscar os filhos na escola, por exemplo, deixa muitas pessoas deprimidas e com vergonha de familiares e amigos. Nesses momentos, superar o medo de dirigir parece impossível, mas separamos algumas dicas para você controlar alguns sintomas:

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1. Respire

Em situações de medo, é comum sentir ansiedade em maior grau. Como a nossa respiração está diretamente ligada ao sistema nervoso autônomo, respirar lenta e profundamente, alongando todo o tórax, nos ajuda a relaxar.

 

2. Cultive bons pensamentos

O medo traz à tona muitos pensamentos negativos, que nos impedem de ser racionais e coerentes. Para manter o equilíbrio da mente e cultivar os pensamentos positivos, procure se exercitar regularmente e fazer atividades que te dêem prazer.

 

3. Tente

Praticar  é uma ótima maneira de ganhar confiança na direção. Comece conhecendo seu carro, nem que seja dentro da garagem. Depois, escolha dias de pouco movimento nas ruas para dar uma voltinha. Quando sentir mais segurança, parta para trajetos que fazem parte do seu dia a dia.

 

Como o medo de dirigir pode ser ocasionado por diversos fatores como traumas, transtorno de pânico e fobia social, alguns casos exigem ajuda especializada. Se esse é o seu caso, agende uma consulta com a Psicotran ou entre em contato para saber mais sobre o tratamento: (41) 3319-4789 | psicotran@psicotran.com.br.