Muitas pessoas saem da escola com a carteira de motorista em mãos, mas não se sentem seguras para dirigir sozinhas. Quando procuram ajuda especializada, se deparam com duas opções: treinamento para habilitados e tratamento psicoterapêutico. Sem entender bem a diferença, podem fazer a escolha errada, e por isso vamos te mostrar qual é a diferença entre eles.

Treinamento para habilitados: Geralmente esse serviço é oferecido por autoescolas, e o atendimento ao motorista é realizado por instrutores de trânsito. Ele é indicado quando as aulas na autoescola não são suficientes para que o motorista consiga dominar determinada manobra, como a baliza por exemplo. As autoescolas não são especializadas em tratar a fobia de dirigir, e sim em ensinar a dirigir.

Tratamento psicoterapêutico: Esse serviço é oferecido por clínicas escolas, e o atendimento é realizado por psicólogas especializadas. Ele é indicado para quem medo ou fobia de dirigir. Nem todas as clinicas escolas no Brasil adotam o mesmo método, mas o tratamento sempre será personalizado de acordo com a necessidade do paciente. Em Curitiba a Psicotran®  utiliza uma metodologia exclusiva, que faz com que as especializações em psicologia do trânsito e as técnicas da terapia cognitivo-comportamental se combinem para tratar a fobia de dirigir de forma rápida e eficaz.  O tratamento acontece no carro, com orientações da psicóloga para tratar a fobia, desenvolvendo condições para que o motorista possa reagir adequadamente aos desafios do trânsito.

Muitos motoristas que tem fobia dirigir procuram autoescolas para fazer treinamento para habilitados, acreditando que o que faz com eles sintam medo, é falta de prática, o que não é verdade. O resultado disso, é que na melhor das hipóteses o motorista gasta muito dinheiro e não obtém o resultado esperado. Em alguns casos essas aulas práticas fazem com que o quadro de fobia se agrave, pois os instrutores de trânsito não tem o preparo necessário para atender adequadamente pessoas fóbicas.

 

Infografico comparativo

Nem todos apresentam o medo patológico que requer acompanhamento psicológico especializado. Muitas vezes o que impede o desenvolvimento da Direção Veicular é a insegurança daquilo que é novo, ou mesmo a certeza de que o aprendizado recebido na autoescola não foi suficiente para que houvesse segurança em começar a treinar no dia a dia. Porém, é muito importante que o indivíduo que sente medo de dirigir procure um psicólogo para que o diagnóstico adequado seja feito, esse psicólogo lhe dirá qual é a opção adequada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *