Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem a si mesmas todos os dias, às vezes por vários anos. E hoje eu quero dedicar este espaço para responder esta questão. Sim, você pode dirigir e precisa saber que este medo é mais comum do que as pessoas imaginam.

Faz 10 anos que atendo homens e mulheres que tem medo de dirigir, também conhecido como amaxofobia. E a primeira coisa que você precisa saber sobre o assunto é que este problema nem sempre surge depois de um acidente. Na verdade, já atendi mais de 200 pacientes e menos de 2% desenvolveram a amaxofobia devido a acidentes automobilísticos graves ou traumáticos. Quer saber qual é o principal motivo? Muitas situações podem desenvolver este receio de assumir a direção de um veículo, mas de maneira geral duas questões são predominantes. Algum tipo de estresse emocional ou pequenas dificuldades específicas que resultam em pequenas colisões.

Quer entender melhor? O fato de sofrer críticas frequentes ou ser motivo de piada entre amigos e familiares é o estresse mais comum, que costuma afastar excelentes motoristas da condução de veículos! Você se identificou? Conhece alguém que já passou por isso, sendo alvo de constantes comentários negativos de familiares, amigos e até de colegas de trabalho? Com isso, já fica claro que ser vítima destas situações é normal, mas ainda quero compartilhar mais uma informação com vocês. Sair de casa com o carro sem esbarrar no portão, por exemplo, é um grande desafio para muitos motoristas e leva alguns a abandonar a carteira de habilitação. Este é o seu caso? Você não está sozinho!

O primeiro passo para enfrentar a situação e vencer o preconceito. É fundamental entender que o medo de dirigir é comum e pode ser superado!