Insegurança é um sentimento bastante comum na rotina de quem está começando a dirigir. Para driblar esse receio, é comum se apegar a alguns hábitos que passam a sensação de segurança. Porém, acredite: práticas corriqueiras como descansar o pé na embreagem podem ser prejudicais tanto para o carro, como para a sua segurança.

Confira se você tem algum desses hábitos comuns de motoristas iniciantes e aproveite para se livrar deles agora mesmo!

Hábitos de direção

Descansar o pé na embreagem

Quando o semáforo abre, você engata a primeira, acelera, solta a embreagem e continua com o pé em cima do pedal? Esse é um hábito extremamente comum, mas que pode colocar em risco a segurança do motorista e gerar custos desnecessários. Isso porque manter a embreagem acionada pode desgastar peças como o disco e os rolamentos, danificando todo o sistema.

Lembre-se de que a embreagem só deve ser usada na hora de arrancar, trocar a marcha ou antes de parar o carro.

Dirigir muito grudada no volante

Por mais que passe sensação de segurança, ficar colada no volante não é uma boa ideia. Já imaginou se você precisar fazer uma manobra mais brusca? A posição do motorista influencia totalmente na hora de acionar os comandos da marcha, volante e pedais, por isso, manter a postura certa ao volante é fundamental para dirigir com segurança e prevenir acidentes.

Antes de ligar o carro, certifique-se de que você está à vontade para conduzir o carro com agilidade. A dica é deixar a tensão de lado e relaxar!

Andar colada na traseira de outros veículos

Impaciência, pressa e inexperiência na direção são alguns motivos que levam muitos motoristas a andarem excessivamente perto do veículo à frente. Porém, se houver uma freada inesperada, as chances de uma batida são grandes já que o sistema de freio do carro não é imediato, principalmente em vias de alta velocidade. Tenha em mente que se estiver chovendo, a distância entre os carros deve ser ainda maior.

Segurar o carro na embreagem

Ladeiras podem ser apavorantes para quem está começando a dirigir, mas entenda que ficar com o pé na embreagem não garante a sua segurança. Pelo contrário, dessa forma você vai desgastar o sistema. Ao parar em uma subida, usar o freio de mão costuma ser a melhor alternativa. Se o seu medo é na hora de sair, fique tranquila! Respire, engate a primeira, vá tirando o pé da embreagem lentamente e solte o freio da mão.

Não reduzir a marcha antes das curvas

Provavelmente por receio ou algum outro fator, é comum que motoristas não mudem a marcha na hora de fazer uma curva. A dica é: se a velocidade diminui, a marcha também deve ser reduzida. Se as duas não estiverem alinhadas, acontecem aqueles pequenos solavancos ou “socos”.

Ficar com a mão em cima do câmbio

Caso você dirija com a mão em cima da alavanca de marchas, chegou a hora de acabar com esse vício! Além de não haver necessidade, o hábito pode provocar o desgaste da peça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *