Será que é possível controlar as emoções? O medo de dirigir, por exemplo, parece algo incontrolável que muitas vezes causa reações como tremor nas pernas, mão geladas, dores de cabeça e coração acelerado. Enfim, posso citar vários desconfortos físicos e emocionais gerados pelo medo, mas o que importa neste momento é destacar que existem algumas técnicas durante o tratamento que ajudam a amenizar estas sensações diante do trânsito.

Alguns pacientes aprendem a controlar as emoções tão bem que deixam de sentir as reações físicas causadas pela amaxofobia. Como? Uma opção muito eficiente é o que chamamos de técnica do enfrentamento. Mas é importante ficar atento, pois o tratamento precisa de acompanhamento profissional.

Você já parou para observar o que fala para si mesmo em momentos de estresse e pressão? Algumas pessoas usam com frequência as previsões negativas, que são expressões como “eu vou surtar” ou “eu vou desmaiar”. Parece algo simples, mas na verdade estas afirmações têm forte influência sobre a maneira como o seu corpo percebe a situação. Quando você está prevendo mentalmente um desastre, a resposta natural do seu corpo será de luta ou fuga e então começam os tremores, dores e outras sensações que tanto incomodam você ao tentar dirigir.

Mudar a maneira de pensar é fundamental para enfrentar o medo e a ansiedade, por isso fique atento ao seu diálogo interno e não apenas ao que as outras pessoas dizem sobre você!