Uma cena comum em ruas e avenidas é ver motoristas passando com o carro de lado nas lombadas. Mas será que isso é certo? É fato que a prática pode até evitar que a parte de baixo do veículo seja danificada, mas, ao mesmo tempo, é capaz de acabar com a suspensão do automóvel.

Quando você passa na lombada de lado, força excessivamente a suspensão do carro, que foi feita para andar em linha reta. A ideia surgiu de pessoas que tinham carros rebaixados e, com o tempo, foi ganhando mais adeptos a cada dia.

Quem passa de lado pelas valetas tende a detonar a suspensão do carro da mesma maneira. “O sistema de amortecimento é feito para passar por buracos, lombadas e valetas e, portanto, não é preciso ir de lado”, ressalta Mariane.

Junto com o desgaste das peças vêm, é claro, os prejuízos – que não são pequenos. “Para consertar o sistema afetado, vai ser preciso desembolsar um grande valor”, diz a mecânica.

carro passando lombada 2411 400x800

O jeito certo de passar por obstáculos

Agora que você já sabe o tamanho do prejuízo que a simples prática pode causar, descubra qual é o jeito certo de passar de lado por lombadas e valetas:

  • Ao se aproximar de um obstáculo como esses, diminua a velocidade do carro consideravelmente e reduza a marcha;
  • Deixe o carro completamente reto e bem alinhado;
  • Passe pelo obstáculo lentamente;
  • Comece a acelerar apenas depois de sair da lombada ou valeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *