São formas padronizadas de pensar e de fazer interpretações geralmente equivocadas de situações ao nosso redor e que geram grande sofrimento para si próprio ou para os outros com quem convive.

Exemplo:
Pensamento: “As pessoas estão me olhando e achando que danço mal”.
Comportamento: para de dançar
Sentimento: tristeza por não dançar
Onde está o erro do pensamento?
“Achar” que as pessoas estão olhando , avaliando enquanto ela está dançando. Ela não tem essa certeza para se punir parando de dançar , mas o fez. Não abriu a possibilidade de pensar que as pessoas poderiam estar olhando para o vestido dela, pensar que poderiam estar pensando que ela dança bem e queriam ser como ela , enfim tantas outras coisas… ela apenas fez uma interpretação negativa e parou de dançar . Quantas vezes fazemos isso em outras áreas da nossa vida? Quais sentimentos alimentamos diariamente com isso? E nosso comportamento, como tem sido?

Fale nesse post se faz interpretações erradas de situações parecidas com essa do exemplo.

Os Erros Cognitivos podem ser avaliados pelo psicólogo e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar de forma muito satisfatória na mudança dos resultados.
Por que?

Porque a TCC ensina-lhe as técnicas para identificar os seus padrões de pensamento e colabora com outras técnicas para a mudança de pensamento e de comportamento, aliviando consideravelmente os sintomas de ansiedade, medo , tristeza entre outros .

Autora : psicóloga Salete Coelho Martins
Crp 08/4667

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *