Repousar a mão no câmbio pode forçar o funcionamento das marchas de forma incorreta e acabar causando danos à caixa. O ato provoca desgastes que são sentidos no decorrer do tempo”. Muitas vezes, a pressão da mão pode fazer com que o sistema engate uma marcha incorretamente.

E engana-se quem pensa que os estragos são apenas em carros manuais. Nos veículos automáticos, os reflexos podem ser ainda maiores.

mao no cambio 2411 400x800

Como identificar o desgaste no câmbio

Segundo Mariane, os danos costumam demorar algum tempo para surgir. Como identificar? “Quando entram duas marchas ao mesmo tempo, há uma folga na alavanca ou o câmbio está arranhando, algo está errado”, explica Mariane. De acordo com a mecânica, como os sinais demoram a aparecer, muitas pessoas não acreditam que colocar a mão no câmbio é realmente prejudicial.

Em alguns casos, para consertar o problema é necessário trocar todo o sistema de alavanca. “O valor do serviço costuma variar de 150 a 4 mil reais”. Já imaginou ter esse prejuízo?

mulher mao cambio 2411 400x800

Evite problemas com o câmbio

Além de não dirigir com a mão na alavanca, existem algumas práticas que ajudam a diminuir o risco de estragos neste sistema. “Ao trocar de marcha, acione a embreagem antes e lembre-se de que o câmbio deve sempre sair do ponto morto”, aconselha Mariane. Segundo a mecânica, algumas pessoas forçam a engrenagem do sistema de acionamento passando da terceira marcha pra quinta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *