Entrar no carro, escolher a melhor trilha sonora e pegar a estrada (sozinha mesmo ou em ótima companhia) é pura sensação de liberdade, certo? Bom, se esta for sua primeira viagem longa como motorista, talvez o friozinho na barriga seja a emoção predominante. É natural, já que o momento é mesmo especial. Para não deixar a expectativa se transformar em nervosismo exagerado, nada melhor do que um bom planejamento. Antes de sair, tenha certeza que você tomou todos os cuidados para garantir uma viagem tranquila.

Revisar itens básicos do carro é o primeiro passo: verifique se os freiosestão em ordem e se o óleo do motor está em dia. Calibrar os pneus é essencial – se o carro estiver muito carregado, confira no manual os valores corretos para a calibragem. Se estiver criando uma listinha de tudo o que não pode ser faltar, não deixe de lado o item “colocar combustível”. Por mais óbvio que seja, na hora da ansiedade para pegar a estrada é comum que a gente acabe esquecendo alguma coisa. Ao passar no posto, já aproveite para verificar a água do limpador de parabrisa.

Planeje-se para viajar durante o dia, que você terá mais visibilidade e provavelmente vai se sentir mais segura na estrada. De qualquer maneira, antes de sair confira o funcionamento de todas as lâmpadas do carro: faróis, lanternas, pisca, luz de ré. Tudo precisa estar em ordem. Mantenha uma lanterna dentro do carro. Ela também leva um paninho, para o caso de precisar entrar em ação em alguma emergência mas, é claro, quem não tem domínio vai precisar chamar o seguro, um guincho, ou procurar uma oficina.

Se acontecer alguma coisa, o melhor é chamar o seguro. Na hora de planejar a viagem, veja os locais por onde vai passar e onde ficam os pontos de apoio da estrada e quais são os telefones de emergência. Se precisar, você vai ter tudo na mão.

Você tem medo de precisar encarar um pneu furado? Se isso acontecer, a mecânica aconselha a chamar o seguro ou buscar um lugar seguro. Outra saída é levar um spray de reparo de pneu, que serve como solução emergencial, mas só para rodar com o carro até um borracheiro. Com esse spray, não pode adiar o conserto. É importante já ir procurar um borracheiro e também avisá-lo que usou o produto, porque ele terá que fazer uma limpeza para localizar o furo.

Mais uma vez, uma dica básica: não esqueça de levar sua CNH e os documentos do veículo. Sem eles, não pode ir nem até a esquina, muito menos partir em uma viagem, certo?

O importante é: planeje-se e previna-se. Revise o trajeto que pretende fazer, programe paradas para descansar, fazer lanches e ir ao banheiro. Anote os telefones mais importantes. Para garantir a diversão, não esqueça de montar uma ótima playlist! E lembre-se que, em uma viagem, nem toda a programação sai exatamente como você imaginou, mas isso faz parte do prazer de viajar, certo? Já está com as malas prontas? Conte para a gente qual será o seu destino nessa sua primeira aventura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *