Em 2016 procurei a Psicotran, que conheci através da Revista Corpore uns dois anos antes. Quando encontrei a Psicóloga Salete, contei que desde que tirei minha habilitação há 25 anos, dei todas as desculpas imagináveis para não dirigir. Que morava perto de tudo, que chegar ao trabalho era fácil, e que sempre tive marido e filha que me levavam aonde eu queria. Mas eu sempre senti um vazio, uma tristeza quando via e ouvia as pessoas falarem que dirigiam. Então, percebi que havia algo de errado, o que foi confirmado pela psicóloga Salete, que me diagnosticou com  fobia de dirigir. Comecei meu tratamento em dezembro e mesmo em meio aos problemas de saúde de minha mãe, eu o fiz com muita disposição e sempre treinava todo o aprendizado de cada sessão.

Tudo o que eu não sabia, a psicóloga percebia que eu tinha dificuldade, e imediatamente me orientava, e vendo que fazendo daquela maneira ganhava mais confiança, comecei a seguir tudo direitinho, cada correção feita por ela me mostrava que dava certo e eu aproveitei para decorar e pôr em pratica, e deu certo! Dia 11/01/2017 após apenas 3 sessões, eu sai sozinha com o meu carro da garagem para a rua. Por vários dias dei muitas voltas no mesmo caminho, já estava muito contente.

Hoje, 13/03/2017 já saio sozinha para muitos lugares, já uso wase e WhatsApp, ensinado por ela também. Sei permanecer com meu carro dentro da minha faixa, uso os espelhos retrovisores dos lados com bastante amplitude para ver com nitidez o que pode estar ao meu lado. Sigo a velocidade permitida, sinalizo sempre, e principalmente, hoje entendo que de modo geral, todos os motoristas querem a mesma coisa que eu, não bater em ninguém. Estou recebendo gentilezas de outros motoristas e paciência também, quando faço manobras devagar, ela me ensinou a acreditar no próximo. Com isso a Salete não me ensinou apenas a dirigir sem medo, mas me ensinou a entender que posso confiar no próximo.
Sueli Cristina Rohn, 51 anos, Advogada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *