10 dias antes do vencimento da sua carteira você recebera em sua casa uma carta que orienta todo o processo de Renovação da CNH. Você pode continuar utilizando sua CNH atual por até 30 dias após o vencimento.

 

Aviso de Renovação Automática de CNH

Se você receber o aviso de renovação automática no rodapé da carta que você recebeu, estará anexada a guia de pagamento pelo serviço de Renovação. Basta pagá-la em qualquer agência dos bancos credenciados. Com a guia paga, acesse o endereço eletrônico www.detran.pr.gov.br/renovacnh/que consta na carta e utilize o código de renovação que lhe foi fornecido. Pela internet, você vai agendar o seu exame médico, na clínica selecionada pelo sistema.

Basta comparecer à Clínica no dia e hora marcados. Se aprovado no Exame Médico, sua renovação é automática e a nova CNH será expedida com a foto e a digital atuais e enviada por Correio para o seu endereço.

 

Aviso de Impossibilidade de Renovação da CNH

Se você receber um aviso de impossibilidade de renovação significa que por força de Lei, você está impossibilitado de renovar sua CNH neste momento. Há diversos motivos que impedem a Renovação, entre os mais comuns estão os casos de carteira cassada, de motorista com direito de dirigir suspenso ou que precisa participar de um Curso de Reciclagem para poder dirigir novamente.
Observe, na sua carta, a descrição do motivo que impede a sua renovação. Em caso de dúvida, contate o DETRAN/PR.

 

Aviso de Vencimento de CNH

Se você recebeu esta carta, não há impedimento para que renove a sua CNH, porém você foi selecionado para a renovação presencial, em que será preciso coletar nova biometria e foto.
De tempos em tempos, todos os motoristas serão selecionados para atualizar suas fotos e biometria. Como você atualizará seus dados agora, na próxima Renovação o sistema poderá indicá-lo para a Renovação Automática.

Se quiser adiantar o processo, pode preencher seus dados e quitar a guia de pagamento antes de ir ao DETRAN/PR, assim alguns passos serão agilizados. Compareça a Unidade de Atendimento mais próxima com os seguintes documentos originais: CNH ou em caso de extravio, Documento de Identificação reconhecido pela Legislação Federal (conforme art. 2° da Portaria n° 335/2008) e CPF. Se apresentado documento que contenha o número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) não será exigida a exibição do Cartão CPF, de papel ou de plástico. Comprovante de pagamento da taxa.

A foto digital (Biometria) será realizada no DETRAN/PR, após a confirmação do pagamento da guia.
Após a finalização do processo, a CNH será enviada, via correio, ao endereço de cadastro

 

Não recebi carta nenhuma e minha CNH vai vencer! O que faço?

Aguarde chegar a data de vencimento da sua CNH: você pode dirigir com ela até 30 dias após o seu vencimento. Quando faltarem 10 dias para a CNH vencer, o DETRAN/PR vai emitir uma das 3 cartas acima descritas. Elas devem chegar na sua casa mais ou menos na data de vencimento da CNH.

Se a sua CNH venceu há mais de uma semana e você não recebeu carta nenhuma, a carta pode ter se extraviado, ou seu endereço no DETRAN/PR pode estar desatualizado e ela foi enviada para o endereço antigo.

Sem a carta não é possível participar da Renovação Automática, então você deve ir pessoalmente ao DETRAN/PR portando um documento de identidade, CPF e CNH atual para efetuar a Renovação Presencial. Caso sua CNH seja de outro estado é necessário também a apresentação de um comprovante de residência. Para que sua próxima Renovação possa ser automática mantenha o seu endereço atualizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *