Você sabia que o medo de dirigir atinge 8% da população mundial? É isso mesmo, ele é mais comum do que você pensa!
O medo e a ansiedade fazem parte do ser humano, somos treinados para isso, eles funcionam como um mecanismo de defesa, nos ajudam a nos defender de possíveis perigos, mas quando o medo se torna irracional e prejudica o nosso dia a dia, precisamos desenvolver estratégias para lidar com ele.
MAS AFINAL, O QUE É MEDO DE DIRIGIR?
Popularmente chamada de medo de dirigir, a Amaxofobia é caracterizada pelo medo irracional de conduzir um veículo ou estar dentro dele, gerando desconfortos, ansiedade, tornando-se limitante e causando dependência.
As causas da amaxofobia são variadas, algumas incluem traumas, exemplos de familiares com comportamentos agressivos no trânsito, perfil psicológico, entre outros.
O PERFIL DAS PESSOAS COM MEDO DE DIRIGIR
Pessoas com medo de dirigir geralmente são responsáveis, costumam assumir um compromisso e sempre dão conta dele, também podem ser confiáveis, organizadas, detalhistas, sensíveis e inteligentes.
Porém, geralmente são sensíveis a críticas, se sentem avaliados o tempo todo, e podem ter a impressão de que nunca são aprovadas. Também podem ficar magoados ou irritados, não se permitem errar e por isso, podem evitar determinadas situações.
A fobia de dirigir faz o indivíduo distorcer a imagem do carro e do trânsito, enfatizando os pontos negativos, os enxergando como algo extremamente ruim e minimizando os pontos positivos. Além disso, as reações físicas mais comuns ao pensar em dirigir são: sono agitado, tremedeira nas pernas, transpiração excessiva e taquicardia.
Você se identificou com alguma dessas características? Se sim, talvez seja a hora de parar de evitar e buscar ajuda para o medo de dirigir, você é capaz!