Dia 08 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Esta data tem
significado muito especial para todas as mulheres do mundo, pois representa a luta pela igualdade de gênero, pelo fim da violência contra a mulher e pela valorização do papel da mulher na sociedade. A data é marcada por manifestações, eventos culturais, campanhas de conscientização e homenagens às mulheres que lutam pelos seus direitos. Por considerar sua importância, a equipe Psicotran gostaria de prestar uma homenagem especial a todas as mulheres e em especial, as que superaram o medo de dirigir. Para elas, a direção poderia ser uma tarefa desafiadora e assustadora, mas não impediu o enfrentamento de seus medos e de dar um passo importante rumo à sua independência e autonomia.
É fato que o medo de dirigir pode afetar tanto homens quanto mulheres, mas é preciso destacar a coragem das mulheres que superaram essa barreira, por considerar o contexto histórico cultural que engloba o preconceito e estereótipos presentes na sociedade acerca da direção feminina. Especialmente o fato de ter sido considerada uma tarefa exclusivamente masculina e da crença de que a mulher pertencia ao lar e era responsável apenas pelos cuidados com a família. Enfatiza-se aqui, a luta pelo empoderamento feminino em conseguir lutar contra alguns desses estereótipos que ainda persistem em nossa sociedade, como a falta de apoio dos cônjuges, ausência de compreensão no que tange à dificuldade presente em uma situação de fobia ou domínio do homem sobre o veículo.
Quando uma mulher decide enfrentar o medo e possíveis preconceitos, ela abre portas para uma maior liberdade e mobilidade, para sua transformação. Além disso, ela quebra barreiras de gênero e demonstra que as mulheres podem realizar qualquer coisa, que por muito tempo foram consideradas tarefas do homem.
A luta pelo empoderamento feminino e pela igualdade de gênero ainda é necessária, visto que as mulheres ainda sofrem com a desigualdade salarial, a violência de gênero e a falta de representatividade nos espaços de poder. Por isso,
a importância das mulheres continuarem lutando pelos seus direitos e para que a sociedade como um todo se engaje nessa causa. É necessário valorizar o papel das mulheres na sociedade, reconhecer suas conquistas e contribuições e apoiá-las em sua luta por igualdade e justiça.
Dessa forma, a equipe Psicotran vem por meio desta data especial, parabenizar as mulheres por sua coragem e determinação, em especial as que estão superando ou já superaram o medo de dirigir. Ao enfrentar os medos e
desafios, elas mostram que são capazes de conquistar sua independência e autonomia. Para todas as mulheres, que alcançam o empoderamento e dirigem com segurança e confiança, lembrem-se sempre de que são inspirações para muitas
outras mulheres que enfrentam o mesmo desafio.
E para todas as mulheres que ainda não superaram o medo de dirigir e que enfrentam algum tipo de situação relativa aos estereótipos de gênero, saibam que podem contar com o apoio de outras mulheres que já passaram por isso ou que dispõem de meios para trabalhar essas crenças desadaptativas. Busque auxílio, estabeleça metas, vá devagar e nunca desista. O importante é dar o primeiro passo e continuar seguindo em frente, até que o medo seja superado e a independência seja alcançada.
AFINAL: MULHER NO VOLANTE É IGUAL A DIREÇÃO ELEGANTE!